2 Eixos do MKTDigital: Encontrabilidade e Conversibilidade

Em todos os ramos de conhecimento existem conceitos básicos e fundamentais. Em qualquer estudo ou planejamento sobre Marketing Digital temos de dimensionar os eixos envolvidos e que são o escopo de trabalho e também as guias básicas.

Esses 2 itens são os Eixos principais a orientar todas as nossas ações. Um sem o outro não levará você a lugar nenhum.

Vamos então definir estes termos.

Encontrabilidade:

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Como o nome mesmo já aponta é a capacidade que temos de ser encontrados. Isto é, o que estamos fazendo, onde estamos investindo para que o nosso possível cliente nos encontre.

Se ele não nos “achar” no vasto mundo que é a Internet, e as N mídias disponíveis, não teremos qualquer chance de mostrar nossos produtos e serviços a ele.

Conversibilidade:

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Após o cliente nos encontrar, nossos canais estão corretamente desenhados para capturar o desejo do cliente? Veja que de nada adianta termos excelentes ações e planos de divulgação, se o cliente que nos encontra e usa nossas plataformas não passa do estágio Visitante para Lead.

Se não atentarmos para este passo fundamental poderemos estar colocando montanhas de recursos financeiros na lata do lixo.

Conversibilidades portanto se refere a capacidade que nossos canais tem de entender o desejo do cliente, de responder com rapidez e de forma eficaz às suas consultas.

O que são estes canais: 

  • websites próprios;
  • Páginas de Rede Social;
  • Perfis de Rede Social;
  • Blogs – outros sites de apoio;
  • Publicidade On Line – buscadores;
  • Campanhas de Email Marketing;
  • Portais Verticais de Anúncios;
  • Sites gerais de Anúncios.

 

É um conceito relativamente fácil de ser observado mas contempla os maiores erros de projetos de marketing que temos observado no mercado.

E por uma questão de causa e consequência, temos de pensar primeiro na Encontrabilidade. Siga os próximos posts que abordarão o tema.